Um grande nicho para investidores é o investimento em imóveis. Quanto mais barato se compra, mais rentável é a operação de aluguel ou de revenda.
Em leilõe de imóveis é possível a aquisição com descontos de até 80%, porém, cautela é fundamental para evitar que a perspectiva de um ótimo investimento se torne um pesadelo e seu dinheiro fique “preso” no investimento. Seguem dicas:
1- Contrate um advogado especialista: somente um escritório de advocacia especializado, como França e Mello Advogados, poderá lhe passar com precisão a situaçaõ jurídica do imóvel, a estimativa de tempo para regularização da documentação e para desocupação do imóvel (em 99% dos leilões o imóvel se encontra ocupado e NÃO é fácil tirar o ocupante amigavelmente), os riscos de anulação do leilão, dentre muitas outras variáveis que podem ocorrer e que são absolutamente específicas para cada caso.
2- Leia o edital do leilão: cada leilão possui regras difentes, portanto, leia com muita atenção o edital de cada leilão realizado para evitar surpresas ou gastos imprevistos.
3- Vá ao imóvel sondar as condições em que se encontra: apesar de habitualmente ocupado o imóvel desejado, é comum obter informações com porteiros, síndicos e vizinhos sobre quem mora no local, qual o estado de conservação do imóvel e, em alguns casos, adentrar imóveis no mesmo prédio que se encontram disponíveis para aluguel ou venda, assim você já tem uma ideia da planta do imóvel e do porte do edifício.
4- Compare o preço do leilão com imóveis semelhantes à venda no mercado: sempre pesquise imóveis de mesmo padrão nos principais sites de venda de imóveis (ex: Zap, Olx, VivaReal) para se certificar que o desconto que você obterá na aquisição em leilão valerá a pena frente aos custos e tempo para conseguir revender.
Lembre-se: sem um advogado competente na área você NÃO conseguirá desocupar o imóvel, terá imensa dificuldade em regularizar a situação jurídica/documentação do imóvel para registrar em seu nome e poderá ter diversas despesas não previstas. Fale com França e Mello Advogados e verifique que o custo da contratação de um escritório especialista sai muito mais barato que correr diversos riscos jurídicos e financeiros.